OS INDICADORES DE GESTÃO DA ÉTICA

Os Indicadores de Gestão da Ética, ou simplesmente IGE foram idealizados pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios no início de 2012 e começaram a ganhar forma a partir de um “texto base”, elaborado por duas experts no tema: a ex-Diretora de Ética de uma multinacional do segmento de energia e pela professora aposentada de Ética da Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP.

Em seguida, foi criado um grupo de trabalho (GT), composto por alguns executivos (as) de grandes empresas, com a missão de “construir e divulgar indicadores para auxiliar as empresas na autoavaliação de seu estágio na Gestão da Ética & Compliance, direcionando as ações para as melhores práticas de Ética nos Negócios”. No final de 2013, após vários encontros, os IGE foram finalizados e lançados oficialmente em abril de 2014.

Os Indicadores de Gestão da Ética estão servindo para que as empresas de qualquer porte e segmento de mercado possam fazer sua autoavaliação. Ao final do questionário, a empresa saberá em que estágio se encontra (básico, intermediário ou avançado) e a sugestão dos passos a serem dados para que possa galgar os degraus da Gestão da Ética & Compliance.

Autoavaliação

A partir de agora você poderá fazer a autoavaliação da sua empresa respondendo o questionário dos Indicadores de Gestão da Ética. Serão 77 questões divididas em:

Tópico Total
I Estrutura do Programa e Supervisão 05
II Liderança & Recursos 04
III Padrões & Processos 07
IV Administração do Risco & Compliance 06
V Educação & Treinamento 12
VI Disciplina & Incentivos 10
VII Métricas & Monitoramento 18
VIII Outras Práticas 10
IX Identificação da Empresa* 05

* Os dados referente ao tópico IX (Identificação da Empresa) não são de preenchimento obrigatório. Apenas o campo “segmento de mercado” deverá ter a opção devidamente marcada.

Ao final do questionário dos Indicadores de Gestão da Ética será informado em qual estágio sua empresa se encontra:

BÁSICO INTERMEDIÁRIO AVANÇADO
A empresa utiliza muito pouco ou praticamente nenhuma ferramenta de gestão de ética.
A empresa já dispõe de algumas ferramentas de gestão de ética.

Parabêns. A auto-avaliação revela que a empresa tem um sistema avançado de gestão de ética.
Para atingir a meta de ter uma gestão da ética eficaz esta empresa deverá estabelecer um programa a ser implementado gradativamente.
Para atingir a meta de ter uma gestão da ética eficaz esta empresa deverá aperfeiçoar algumas ferramentas existentes e implantar algumas ferramentas novas.


A empresa atingiu a meta da gestão eficaz da ética.

Em seguida, os IGE apresentarão os passos que precisarão ser dados para que seja galgado os degraus da Gestão da Ética.

Conheça o Site dos IGE

Conheça o site dos Indicadores de Gestão da Ética. Acesse AQUI.